Copyright 2020 - Custom text here
Ensino do Português e Línguas Nacionais

Ensino do Português e Línguas Nacionais

Enquadramento

A Licenciatura em Ensino do Português e Línguas Nacionais integra-se no elenco de cursos do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, sujeitando-se e acatando os Regulamentos Académicos que regem o bom funcionamento da Instituição.
O projecto do Curso de Ensino do Português e Línguas Nacionais, no contexto actual de Angola, pretende formar docentes/formadores que serão dotados de conhecimentos simultâneos de, pelo menos duas línguas - Português e uma Língua Nacional -, tendo em conta a sua complementaridade, de forma a torná-los capazes de ensinar cada uma das Línguas, tendo em conta a especificidade de cada uma, respeitando as respectivas particularidades (lexicais, fonológicas, morfossintácticas e semânticas), de modo a manter intacta cada uma das Línguas.
Hoje, o professor de Língua Portuguesa que ignora a realidade sociolinguística do país terá dificuldade no exercício do seu magistério, pois o público-alvo com quem trabalhar continuará dividido entre dois meios, o escolar (onde aprende o português-padrão) e o familiar (que faz parte da realidade da fala quotidiana do aluno).

Objectivos

Gerais

- Contribuir para a formação de futuros quadros dotados de competência científica e pedagógica nos domínios linguístico e literário no âmbito da Língua Portuguesa e de uma Língua Nacional.

Específicos

- Formar professores/formadores de Língua Portuguesa e de uma Língua Nacional (Umbundu)
- Proporcionar, numa perspectiva contrastiva, conhecimentos do funcionamento estrutural do Português e das Línguas Nacionais;;
- Preparar os futuros docentes no domínio da Cultura e Língua Portuguesa e Línguas Nativas de Angola nas diferentes épocas da sua formação, evolução e expansão;
- Dotar o futuro docente do domínio de técnicas de ponta e das metodologias pedagógicas necessárias para o sucesso do ensino-aprendizagem;

Organização

O Curso tem a duração de cinco anos, organizados em 10 semestres com uma carga horária de 3328, sendo 160 horas dedicadas à aplicação/prática dos conhecimentos obtidos ao longo do percurso - em Estágio e Eleborção do Trabalho de Fim de Curso -, no 5º Ano. Apartir do 3º Ano, os estudantes iniciam o estudo da Didáctica das Línguas (Português e Umbundu), preparando-se para as metódologias pedagógico-didácticas essencias para o desempenho da docência.
Os estágios decorrem em Colégios, Escolas Públicas, Particulares e Privadas (II e III níveis do Ensino Básico e Secundário) nos Municípios de Baía Farta, Benguela, Catumbela e Lobito, com as quais a Instituição estabelece Protocolos de Cooperação.

Perfil de saída

Ao concluir a Licenciatura, o estudante fica habilitado para:
- A docência, tanto no Primeiro e Segundo Ciclos quanto no Ensino Superior, de acordo com a Lei de Bases em vigor;
- Prestação de serviços nas áreas de Comunicação Social, Cultura, Bibliotecas e Arquivos, Administração, Secretariado, Relações Públicas,Turismo, Jornalismo.