Copyright 2020 - Custom text here
 
Revista Multidisciplinar

Índice

_________________________

Autores

Palavra - Chave

 

 

Pré-Publicação

_________________________

Artigos em Pré-publicação

_________________________

Número em Texto Integral

_________________________

Vol. 1 (1) | 2020

 

 

Todos os Números ->

 

Apresentação

_________________________

Edição actual

Edições Anteriores

Conselho Editorial

Normas de Publicação

Projectos

_________________________

Informações

 

Publicações

Notícias

Contactos

Vol.1 (1) 2020

Paulo Inglês

           Nota de abertura

          p. 7-8

          Texto integral

 

http://www.piagetbenguela.org/index.php/i-19/r-102/2-cp-42/123-p-01

Nota de Abertura

Apresentamos o primeiro número da “Revista multidisciplinar” das Ciências Sociais e Humanas que, no sentido lato, englobam as Ciências da Saúde e uma parte das Ciências Tecnológicas. É uma publicação do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e, mais concretamente, do seu Centro de Estudos e Pesquisas, CesP, de periodicidade semestral com versão digital e impressa. A multidisciplinaridade da revista, uma escolha do Conselho Editorial, pretende responder a dois desafios: incluir na revista pesquisas e trabalhos científicos que, de um modo geral, incluam artigos, ensaios ou resenhas que vão para além do campo disciplinar a que pertencem. Este primeiro desafio corresponde, aliás, à tendência, nas últimas décadas, sobretudo nas Ciências Sociais e Humanas, de diálogo a nível teórico e metodológico entre as diversas disciplinas e campos de saber.

    A proposta da Revista Multidisciplinar é, justamente, a de estimular esse diálogo e debate não só entre as áreas do saber, como também entre investigadores com tradições académicas e intelectuais

Paulo Inglês

Doutor Paulo Inglês

Director da Revista

diferentes. Esse é um dos motivos que faz com que, no primeiro número, incluíssemos trabalhos de investigadores de outros países e, igualmente, no seu Conselho Editorial e Científico, académicos e investigadores de diferentes proveniências.

    Este último ponto remete para o segundo desafio que é sobre a produção do conhecimento no contexto do nosso país ou de países com as mesmas características que o nosso. Tendo saído de um conflito armado prolongado, um dos desafios do governo angolano foi o de reconstruir infra-estruturas e, sobretudo, incentivar a formação de técnicos e quadros de nível superior para o desenvolvimento do país.

     Volvidos quase vinte anos desde o fim da guerra civil, uma primeira avaliação tem mostrado que o desenvolvimento de um país pressupõe o seu conhecimento e as suas dinâmicas sociais, políticas e económicas; estas últimas podem ser compreendidas ou captadas através da investigação e divulgação científica de qualidade. Esta tem sido, aliás, a insistência do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, instituição responsável pela promoção do Ensino Superior e pelo incentivo à investigação científica, ainda exígua, que se faz em Angola. A Revista Multidisciplinar pretende, portanto, contribuir para esse projecto, algo ambicioso, ainda assim possível, que é o de estimular a produção e divulgação do conhecimento científico.

     Este número é composto por oito artigos e duas resenhas; os artigos estão subdivididos em quatro áreas do saber: Gestão do Ensino Superior, Língua Portuguesa, Direito – Administrativo, Constitucional e Internacional e, por fim, Saúde Pública e cuidados. O Conselho Editorial não tomou a decisão de eleger um tema específico para este número, mas, dos vários artigos recebidos, privilegiar os que os avaliadores consideraram qualificados para publicação. A nossa prioridade incidiu, precisamente, na publicação deste primeiro número.

     Esse primeiro número, modesto na apresentação e no conjunto dos seus artigos, pretende mostrar a firmeza do começo e a promessa de, apesar das dificuldades de se produzirem trabalhos científicos de qualidade no nosso contexto, estimular e promover a pesquisa científica multidisciplinar

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 ISSN 2184-7347

Centro de Estudos e Pesquisa do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela/ CesP JPB
Estrada Nacional Nº 100, Bairro N.ª Srª da Graça, Benguela – Angola
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.